terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Merry Christmas!!


É com a imagem do Menino Jesus do meu presépio que venho desejar a todos os que visitam o meu blog, amigas, clientes e seguidores um Santo e Feliz Natal.
Que o Menino Jesus nos ilumine e vos abençoe a todos e às vossas famílias.
Boas Festas.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

More ornaments in patchwork



Estes dois adornos foram feitos em patchwork embutido para descansar um pouco do ponto cruz. Fiz mais três mas não tirei fotos (shame on me) e tenho que esperar que cheguem aos destinos.
Ao contrário das bolas que fiz o ano passado e que estão na minha árvore, estes foram todos ofertas.
Este ano atrasei-me um pouco a preparar os trabalhos de Natal e por isso tive que recorrer a esta técnica. E foi também uma maneira de usar alguns tecidos de Natal que tinha por cá. E fazem-se tão rápido.
Gostei bastante de voltar a pegar nas peças de esferovite que se revestem com tecidos de Natal, de usar as fitas douradas e as organzas e não hei-de ficar por aqui no que ao patchwork embutido diz respeito. No próximo ano seguramente que me aventurarei noutras peças.



Another ornament


Neste resolvi colocar a toda a volta cordão verde e dourado e acho que foi uma boa solução para não os fazer todos com missangas a toda a volta.
Mais um adorno totalmente costurado à mão e também mais um frebbie que encontrei na net e que já tinha bordado há bastante tempo mas que ainda tinha o bordado guardado para finalizar e nada melhor que esta altura em que ando a fazer adornos de Natal para he dar o acabamento merecido.
Usei em cima um pendente em forma de coração que diz "made with love" que tinha cá em casa e que poucas vezes tenho usado nos bordados.
Para quebrar a tradição, este adorno é meu e já está na minha árvore de Natal.
E a ideia do cordão vai ser ainda usada pelo menos mais uma vez este ano. 


Two ornaments with the snowman quaker from Midnight Stitching



E dois dos snowman quakers da Midnight Stitching que mostrei outro dia já estão transformados em dois belos ornamentos de Natal. Acho que resultaram muito bem com as missanguinhas da Gutterman a toda a volta.
Foram duas ofertas, um já chegou ao destino e a dona gostou muito e o outro ainda vai a caminho do destino.
E ainda me falta terminar terceiro que será para mim. Só espero poder terminá-lo a tempo do Natal.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

First Ornament from 2013


A sensibilidade no dedo da mão direita, depois de tirar os pontos, já passou e já posso pegar nas agulhas. Não foram dias fáceis pois o ponto cruz é para mim não só um passatempo mas também uma terapia, é uma forma de me esquecer dos problemas do dia a dia e de relaxar um pouco e a ouvir música ao mesmo tempo.
E foi assim que na 6ª feira passada ao serão terminei o primeiro ornamento deste ano.
A minha ideia era colocar algumas missangas da Gutermann à volta da almofadinha que fiz mas assim que peguei na agulha a ideia de fazer um cordãozinho de missangas surgiu naturalmente e agradou-me bastante e é para repetir.

Christmas Snowfriends Banner Update

E é assim que se encontra o meu banner de Natal neste momento. Nem que metesse o turbo nas minhas agulhas e perdesse algumas horas de sono o ia ter finalizado a tempo deste Natal. 
A foto não é a melhor mas começa a ser complicado fotografar em condições um bordado que tem 1 metro de altura.
Aos poucos vou terminar o que falta sem pressas de forma a poder ter um bordado perfeitinho e pode pensar com calma em certos detalhes e experimentar algumas soluções possíveis até achar a que mais me agrada.

sábado, 7 de dezembro de 2013

Holy Family Ornament

Este é outro bordado que também vai ser um adorno para a árvore.
Não tinha o esquema mas tinha uma foto que encontrei na net mais ou menos nítida e por onde o estou a bordar.
Dá um bocadinho mais de trabalho não ter o esquema e ter que bordar por uma foto. Os receios de fazermos algo errado são muitos mas sabem o que vos digo? Que é aqui que reside o que me anima a bordar, as aventuras em que volta e meia me meto para poder bordar o que realmente gosto.
E pela primeira vez o portátil tornou-se um aliado na hora de pegar na agulha e nas linhas. Sou uma pessoa que gosta de ter uma cópia de trabalho para poder riscar e marcar o que já está bordado mas desta vez tive que me render às novas tecnologias.
Mais uma vez usei tela beje com fios dourados que achei muito apropriada para este bordado. As cores das linhas deixei um pouco à imaginação e escolhi alguns tons de entre os muitos que me vão sobrando de alguns trabalhos e que tenho numa caixa a que recorro nestas alturas.
Falta muito pouco para o terminar e já recebi elogios do maridão que diz que de todos os meus bordados de natal este é de longe o preferido dele.
Agora é esperar que o meu dedo fique menos sensível para poder terminar todos estes bordados e transformá-los em lindos ornamentos de natal.

Snowman Fa La La from Plum Pudding Needleart


Quem for uma verdadeira apaixonada pelo ponto cruz já deve ter dado conta que os meus bordados de natal deste ano (tirando o banner) são todos esquemas gratuitos que se encontram ou encontravam na net pois alguns já não estão disponíveis para baixar.
Para bordar este Fa La La peguei no esquema que encontrei no site da Plum Pudding Needleart e inspirei-me num adorno de natal que vi há uns tempos num blog com imensos ornamentos bordados. Depois de imprimir o esquema, desenhei à minha maneira as notas musicais (repararam nas missanguinhas pretas?) e fiz este bordado que ainda há-de ir parar à minha árvore de natal. É mais uma dica que vos deixo, pegarem num esquema e dar-lhe o vosso toque pessoal mudando algo aqui e ali, tornando-o num bordado único só vosso.
E para além de ter gostado muito de o bordar, este foi o primeiro bordado de natal que fiz este ano. E por ser o primeiro bordado de natal tenho um carinho enorme por ele e nunca o poderia oferecer numa troquinha ou a alguma amiga pelo natal, este é meu e só meu.
A tela rústica de trama inferior à normal e as missangas Mill Hill deram o toque especial que eu procurava para este bordado. Amo o resultado final e espero estar à altura quando chegar a hora de o finalizar.
Esta é a prova de que na net se encontram muitos esquemas bem bonitos grátis para bordarmos e é uma das principais razões pelas quais não partilho esquemas no blog. Já por diversas vezes me pediram para publicar esquemas no blog mas nunca o fiz nem o conto fazer algum dia pois este meu cantinho é apenas para partilhar o meu gosto pelo bordado (seja com ideias ou dicas de materiais diferentes que podemos usar) e principalmente para mostrar os trabalhos que vou fazendo.

Gorjuss Mushroom Bookmark on the way


Tinha que bordar uma outra Gorjuss pois estas bonecas fazem-me lembrar dos tempos em que eu era pequena, o mesmo tom de cabelo e o mesmo jeito doce e meio tímido que elas têm e depois de já ter feito a Laundry há uns tempos atrás queria uma bem delicada e gira para um marcador de livros para mim. E acho que não me vou ficar por aqui no que a Gorjuss diz respeito.
Tinha-o debaixo de olho faz tempo mas não conseguia encontrar uma borla vermelha pequena e delicada na retrosaria onde habitualmente faço as minhas compras de bordado, só havia muito grandes. Até que depois do Verão numa ida à retrosaria para comprar um material que me fazia falta encontrei borlas vermelhas (e curiosamente num dos tons de vermelho do bordado ;) ) e deitei mãos à obra no mês de Outubro.
Escolhi tela rústica da DMC e segui à risca as linhas indicadas no esquema.
O bordado está feito faltando apenas dar-lhe o acabamento devido mas neste momento ganhei alguma aversão às colas e marcador de livros para ficar bem tem que levar colas e ainda estou a pensar se faço um delineado no cogumelo.

Snowman Quaker from Midnight Stitching

Este era um freebie que encontrei na net há alguns anos e que tinha guardado para bordar um dia.
E não fiz um mas sim três bordados em cores e telas diferentes e ainda quero fazer uma versão em verde.

Este bordei com o intuito de fazer um ornamento para a minha árvore. Utilizei tela da Zweigart beje com fios dourados, linha vermelha escura da DMC, missangas Mill Hill e uma linha que faz um efeito de nuvem de algodão que me enviaram dos Estados Unidos (não sei a marca pois era uma linha antiga de que uma amiga de outra amiga tinha guardada).
Gostei imenso do efeito final do bordado, falta agora dar-lhe a devida finalização.
Os próximos foram feitos para oferecer, iguais ao meu em tudo exceto nas telas que usei e nas cores, um em tela rústica e no mesmo tom de vermelho do meu e o outro feito em tela branca cintilante da DMC e com linha de cor azul.
E ainda queria fazer um outro em verde mas não sei se me vai dar tempo para tanta coisa.


sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Christmas is comming to town


Não, não me enganei no título desta postagem, em vez do pai natal como diz a canção é mesmo o natal que está a chegar pois antes mesmo de ficar mal do meu dedo entrei em modo natal. Desde que bordo a ponto cruz e já lá vão uns 22 anos que não me recordo nunca de ter feito tantos bordados de natal, fazia um outro por ano ou bordados ou noutras técnicas mas nunca peguei em tanta coisa deste tema num tão curto espaço de tempo nem tão pouco me recordo de ter tido tanta ideia em tão curto espaço de tempo.
E este modo natal estendeu-se a toda a casa e bem antes do mês de Dezembro, tanto que até o meu marido estranhou este meu modo natalício repentino ehhehehe. A árvore de natal está feita desde dia 20 de Novembro (talvez um dia destes vos deixe um cheirinho dela) e em certas partes da casa os caminhos de mesa natalícios e outras decorações saíram dos baús para mostrarem todo o seu esplendor.
Já sabia que não ia conseguir terminar o meu banner de natal a tempo destas festas pois ainda me falta uma parte que tem muitas mudanças de linha, aplicar missangas e claro dar-lhe a devida finalização e para isso tenho que pedir a uma costureira para mo finalizar. E sendo assim virei-me para bordados mais pequenos para fazer alguns adornos de natal para a minha árvore (um projeto antigo) e alguns para dar a algumas amigas como o pasasarinho que vos mostrei. Mas há mais coisas para vos mostrar.
Esse passarinho foi a coisa mais fofinha que já vi nos últimos tempos. Podem baixar o gráfico no blog do Wagner http://www.wrartes.com/
Bordei em tela cintilante da DMC, com linhas da DMC normais e metálicas e apliquei missangas douradas da Mill Hill.
Não liguem à falta de finalização dos bordados (deste e dos que se vão seguir nas próximas postagens) pois ainda não pude voltar a pegar nas agulhas desde que tirei os pontos do dedo por ter a zona ainda com muita sensibilidade. Como alguém de um fórum de ponto de cruz do qual faço parte me disse neste momento estou de baixa no que às agulhas diz respeito  =)  =)

O meu primeiro redwork



Um bordado em redwork, o meu primeiro nesta técnica. Gostei muito da experiência e da ajuda que me deu uma amiga espanhola pois enviou-me tudo prontinho tipo kit para bordar e eu só precisei de fazer o bordado no risco que ela fez no linho e depois dar-lhe a finalização.
Como sabem eu e o linho não somos de todo uma boa dupla, por mais que tente não me ajeito a bordar a ponto cruz nesse pano. E por esse motivo este coração esteve algum tempo na gaveta pois só de pensar que era para bordar em linho eu sentia logo calafrios e não estou a brincar.
Mas foi uma experiência bem prazerosa e confesso que me surpreendi com o resultado e quem sabe se não volto a repetir a proeza, só o tempo o dirá.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Aos poucos vou atualizar o blog



O meu cantinho tem estado muito abandonado.
A explicação é um longo período em que não estive bem por um ou por outro motivo, o último dos quais foi um valente corte num dedo da mão direita que me fez levar dois pontos na semana passada e que me tem mantido afastada dos bordados. A minha mãe também nos pregou um susto mas felizmente não passou disso mesmo.
A boa notícia é que ontem tiraram-me os pontos e aos poucos estou a mexer melhor a mão e hei-de também poder começar a bordar pois já tenho bastantes saudades das agulhas e das linhas.
Neste período de tempo fiz algumas coisas novas que vos hei-de mostrar nos próximos dias e também adiantei o banner dos bonecos de neve.
Mas infelizmente não terei o banner pronto a tempo do Natal pois ainda me falta bordar algumas partes ( a do final e alguns detalhes que deixei para o final), aplicar missangas e dar-lhe a finalização que merece e para isso terei que falar com uma costureira.