quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O bordado



O que se segue é um texto que encontrei na net há uns tempos e gostei muito e guardei mas lamentavelmente não me recordo em que página encontrei e se alguém tem direitos de autor sobre ele por favor diga-me para citar no final.
Dedico-o a todas as amigas.


O Bordado

Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito.
Eu me sentava no chão, brincando perto dela, e sempre lhe perguntava o que ela estava fazendo. Ela respondia que estava bordando e todo o dia era a mesma pergunta e resposta.
Eu observava seu trabalho de uma posição abaixo de onde ela se encontrava sentada e repetia:
- Mãe, o que a senhora está fazendo?
Dizia-lhe que de onde eu olhava o que ela fazia, me parecia muito estranho e confuso.
Era um amontoado de nós e fios de cores diferentes, compridos, curtos, uns grossos e outros finos. Eu não entendia nada.
Ela sorria, olhava para baixo e gentilmente me explicava:
- Filho, saia um pouco para brincar e quando terminar meu trabalho eu chamo você, coloco-o sentado no meu colo e deixarei que veja o trabalho da minha posição está bem?
Mas com toda aquela curiosidade infantil, eu continuava a me questionar lá de baixo: "Porque ela usa alguns fios de cores escuras e outros de cores claras? Porque eles me parecem tão desordenados e embaraçados? Porque estavam cheios de pontas e nós? Porque não tinham uma forma definida? Porque demorava tanto para fazer aquilo?"
Bem mais tarde, quando eu estava brincando no quintal ela me chamou:
- Filho, venha aqui e sente-se no meu colo. Quero lhe mostrar uma coisa.
É claroq ue fui correndo, louco para ver a sua "obra" acabada.
Eu sentei no colo dela e me surpreendi ao ver o bordado. Não podia acreditar!
Lá de baixo me parecia confuso e, agora, vendo de cima, vi uma paisagem maravilhosa!
Como podia ser?
Então minha mãe me disse:
- filho, vendo de baixo, tudo parecia confuso e desordenado porque você não via que na parte de cima havia um belo desenho. Mas agora, olhando o bordado da minha posição, você sabe o que eu estava fazendo...
Muitas vezes ao longo dos anos, tendo olhado para o Céu e dito:
- Pai o que estais fazendo?
Ele parece responder:
- Estou bordando a sua vida, filho.
E eu continuo perguntando:
- Mas está tudo tão confuso, Pai. Tudo em desordem ... Há muitos nós, fatos ruins que não terminam e coisas boas passando rápido. Os fios são tão escuros ... Porque não são mais brilhantes?
O Pai do Céu parece me dizer:
- Meu filho, ocupe-se com o seu trabalho, descontraia-se, confie em mim, e eu farei bem o meu trabalho. Um dia colocarei você em meu colo e, então, você vai ver o plano da sua vida da minha posição!

Sem comentários:

Enviar um comentário