domingo, 25 de março de 2018

Preparing some works to stitch



Depois de tanto tempo sem pegar nas minhas agulhas, este último mês foi bastante produtivo no que ao ponto cruz diz respeito. 
Há três semanas atrás, enquanto preparava umas peças para bordar, lembrei-me que mostro sempre os bordados em andamento ou as fotos dos meus bordados já terminados mas esqueço-me sempre de mostrar a parte imediatamente antes dessas duas. Quase nunca mostro o que por vezes faço antes de começar a bordar, principalmente em peças mais pequeninas como peças para bebé, marcadores de livro ou ímans de frigorífico.
As fotos são de dois bordados de bebé a serem preparados. Por esta altura em que escrevo este post, os bordados já estão prontos e aguardam que eu possa passar nos correios para seguirem para o seu destino.
Só marquei mesmo os pontos cruz a cheio, nunca pingo a parte do delineado e essa fica sempre para seguir pelo gráfico.
As telas para bordar foram pingadas com canetas coloridas Frixion da Pilot que saem com o calor do ferro de passar a roupa, para mim são melhores que os marcadores laváveis pois se com os marcadores há uma cor ou outra que não sai na lavagem já com as canetas da Frixion as cores saem sempre todas mesmo as mais escuras.
Esta técnica designa-se por técnica do pingado. As meninas brasileiras que bordam a ponto cruz estão mais familiarizadas com o pingado do que nós mas depois de a experimentar posso dizer que facilita imenso na hora de bordar pois não é preciso estarmos sempre a olhar para o gráfico, basta seguir as cores com que pingamos a tela e o bordado faz-se muito mais rápido.
Muito resumidamente, para fazermos um bom pingado pegamos no gráfico, na peça que vamos bordar e nas canetas da Frixion. Depois de centralizarmos o bordado na peça pingamos o gráfico na tela e para isso basta ir com cada caneta fazendo um pontinho ou um tracinho na tela onde vamos bordar. pessoalmente prefiro uns pequenos tracinhos na diagonal, acho que as peças ficam muito melhor marcadas do que com os pontinhos. os pontinhos acho-os mais adquados quando usamos marcadores laváveis para marcar a tela.
                            
Nas duas fotos estão as canetas da Frixion Pilot que usei, um conjunto de 12 marcadores coloridos. Tenho também um conjunto de 6 cores pastel que só se vendem assim em conjuntos de 6 cores. Estas canetas Frixion Pilot também existem nas cores básicas (azul, vermelho, verde e preto) que se vendem avulso em qualquer papelaria ou hipermercado. Não são canetas específicas para tecido, são usadas nas escolas por crianças pois se se enganarem a escrever podem apagar o erro por fricção mas em tecido saem totalmente com o calor do ferro de passar a roupa.

Gráficos: DMC

2 comentários:

  1. Olá, Ritinha, viva!
    Nunca recorri a essa técnica apesar de lhe reconhecer utilidade. Mas, acho que perderia mais tempo do que bordar logo de uma vez. Amplio bastante os gráficos, no computador e bordo por lá, assim evito imprimir. :)
    Já tinha saudades tuas, beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lete!!!
      Eu também recorro ao computador quando faço outro tipo de trabalhos, por exemplo quadros se tiver o gráfico digitalizado. Sempre são menos umas impressões ;)
      Tenho que ir espreitar o teu blog para ver as meravilhas que andaste a fazer.
      Boa Páscoa e beijinhos bem grandes!

      Eliminar