quinta-feira, 10 de julho de 2014

Festas em honra da Rainha Santa Isabel




Começa mais daqui a pouco a missa campal que abre a procissão penitencial em honra da nossa padroeira, a Rainha Santa Isabel. De dois em dois anos, sempre em anos pares como manda a tradição, temos a sua visita de 3 dias. Regressará ao convento de Santa Clara a Nova no domingo à tarde na procissão solene.
Para muitos é apenas conhecida pela protagonista do milagre das rosas , para mim é algo mais.
Para mim, foi um ser humano fantástico com um carinho enorme pelos mais pobres e doentes, a quem se dedicou totalmente nos últimos anos de vida.
Uma das grandes rainhas de Portugal e que desde 1625 é Santa da Igreja Católica.
E tenho a graça de a poder visitar muitas vezes por se encontrarem cá em Coimbra os seus restos mortais.
Numa época em que várias guerras e conflitos perduram pelo mundo (Síria, Faixa de Gaza, Ucrânia e tantos outros) talvez não seja demais lembrar-mo-nos daquela que foi para muitos considerada como a rainha da paz pela maneira como sabia mediar os conflitos, um deles muito grave ocorrido entre o seu marido e seu filho.

2 comentários:

  1. Gosto tanto das festas em honra da Rainha Santa e sempre que posso gosto de ver as procissões porque infelizmente custa-me participar nelas, principalmente na da noite já que a ladeira é tão íngreme.
    Parabéns por este post que fala da nossa cidade.
    E aproveito para lhe dar os parabéns pelos seus trabalhos a ponto cruz. São fantásticos e no ver cada um deles nota-se a paixão com que os faz.
    Um beijinho de uma leitora assídua mas que até hoje nunca tinha tido a coragem de deixar um comentário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida leitora.
      Só hoje vi este seu comentário (peço desculpa por ser tão despistada às vezes, mas vale mais tarde que nunca não é?).
      Infelizmente a minha saúde também não me permite participar nas procissões mas sempre que posso gosto de ir ver pois tenho grande devoção pela nossa padroeira.
      Realmente tento depositar uma grande carinho em tudo quanto me sai das mãos, tento fazer o melhor que sei e posso, basta que a saúde mo permita.
      Fico feliz que tenha tido a coragem de deixar um comentário pois gosto sempre de saber o feedback dos leitores deste meu cantinho.
      Um beijinho e votos de uma boa semana.

      Eliminar