segunda-feira, 4 de abril de 2016

Stitch for Syria


No fim de semana tirei um pouco do meu tempo para bordar por quem precisa e o quadrado da foto é o meu primeiro quadradinho para a iniciativa Stitch for Syria.
Soube desta iniciativa da Concern Worldwide (uma organização inglesa que ajuda os mais pobres em todo o mundo) apenas no final da semana passada, através de amigas no facebook.
A iniciativa chama-se Stitch for Syria, ou seja, bordar pela Síria.
Deixo-vos aqui o link onde podem saber mais e baixar o esquema em formato .pdf se quiserem participar.
https://www.concern.net/en/stitch-syria-help-refugees-our-cross-stitch-challenge
Também podem saber mais no hastag do twitter #StitchforSyria  onde também podem ver o que já foi bordado até agora por mulheres e homens.
Pessoal da organização criou workshops junto das mulheres Sírias para as ensinar a bordar a ponto cruz, de modo a que consigam ter algo mais que as ajude a superar toda a tragédia que estão a viver. É, digamos assim, uma maneira de manterem estas mulheres mentalmente ocupadas.
Cada uma destas mulheres que têm participado nestes workshops, está profundamente agradecida. Dizem que quando estão nos workshops é a única altura do dia em que conseguem pensar em algo bom e deixam de pensar nos problemas.




(photos from https://twitter.com/search?q=%23StitchforSyria&src=typd )

Esta aventura solidária consiste em bordar um pequeno motivo, igual ao que eu bordei, cujo anexo em .pdf se pode baixar a partir do primeiro link que vos deixei mais acima e é um dos motivos a ponto de cruz que estão a ensinar a bordar a estas mulheres nos workshops.
Pode-se bordar apenas um quadrado ou os que se conseguir. Há quem se tenha juntado a comunidades religiosas para enviar o maior nº possível de quadrados para a Concern Worlwide em Londres.
Podemos usar as cores que quisermos tanto de linha como de tela, sendo que a tela a usar é apenas a Aida 14, também podemos usar a cor de tela que quisermos. As cores de linha a usar no bordado podem ser as que mais gostarmos desde as simples até às matizadas. A margem que temos que deixar à volta de cada bordado é no mínimo de 8 quadradinhos de tela (já vi assim no twitter) mas disseram-me que devem ser 10 quadrados.
Depois de feitos os quadrados são enviados para Londres para a Concern Worlwide para esta morada

Stitch for Syria
Concern Worldwide
13 & 14 Calico House
Clove Hitch Quay
London
SW11 3TN
United Kingdom

Estes quadrados terão que chegar a esta morada até final do mês caso contrário não serão usados mas a organoização também não tem como os devolver.
Serão aplicados em mantas, roupas ou outros objetos que serão dados a estas mulheres como forma de lhes levar algum conforto e alento.
Gostaram desta ideia?
Já alguma vez bordaram para alguma causa solidária?
Também vão aderir a esta iniciativa?

Sem comentários:

Enviar um comentário